Encuentro Transfronterizo de Profesionales de Museos – Encontro Transfronteiriço de Profissionais de Museus

Museos y Accesibilidad – Museus e Acessibilidades

ETPM 2017

mertola

Desde 2012, ano em que começamos este projeto, o principal objetivo da AMMA y APOM foi apresentar projetos, trocar experiências e fornecer pontos de vista sobre o acesso à cultura, introduzir a tecnologia da informação e comunicação (TIC) como um fator chave para o desenvolvimento social e cultural das pessoas com deficiência com um elevado risco de exclusão. E assim aprender com o trabalho dos nossos colegas para trazer o património para toda a sociedade.

O projeto comemora anos de trabalho e queremos celebrar como ele merece. Se em edições anteriores do ETPM temos ido a profissionais do setor para que mostraram seus projectos e experiências,  nesta ocasião vimos que é conveniente abordar o nosso público, os usuários com necessidades especiais e que eles mesmos nos dizem como o museu, sítios do património e, finalmente, a cultura recebe-los e recordá-los quando programa exposições, atividades ou percursos.

 

Queremos nos poner:

Certificação de acessibilidade

E é por isto que propomos umas visitas acessíveis em que podem se experimentar novas e diferentes sensações. Vamos começar o V ETPM  falando sobre a cultura acessível e a necessidade de instituições para ser aberto a todos, locais e visitantes.

 

Como profissionais do património damos muita importância ao lugar para fazer encontros porque é  o momento de aprofundar nosso conhecimento sobre o património.

Devemos ter en conta que o desenvolvimento do contexto cultural é importante, não só porque é essencial para a identidade da cidade e seus habitantes, também atua como um motor económico na área: ele gera riqueza, empregos e desenvolvimento econômico local e regional e, portanto, deve ser considerado pelos respectivos governos a partir de uma perspectiva estratégica.

Este ano, nosso encontro será em Mértola, escusado será dizer que a sua riqueza patrimonial torna muito difícil a escolha, por isso vamos concentrar-nos nas instituições que desenvolvem propostas e atividades acessíveis.
Publicações:

As atas do Encontros com o ISSN 2172-3982, recolhem os trabalhos apresentados em todas as edições e outros itens que permanecem na linha temática dos Museus e Acessibilidade:

e-boletim Nº 5, 2013

e-boletim Nº 6, 2014

e-boletim Nº 7, 2015

e-boletim Nº 8, 2016

e-boletim Nº 9, 2017

 

INSCRIÇÃO: clique aqui

MAIS INFORMAÇÕES: info@asoc-amma.org

 

 

A %d blogueros les gusta esto: