Encuentro Transfronterizo de Profesionales de Museos – Encontro Transfronteiriço de Profissionais de Museus

Museos y Accesibilidad – Museus e Acessibilidades

ETPM 2018

Após mais de 7 anos de organização do Encontro Transfronteiriço de Profissionais de Museus: Museus e Acessibilidade (ETPM), este ano apostou-se numa edição integralmente digital. Assim, uma pessoa de qualquer ponto do globo pode participar na nossa conferência.
Esta edição será realizada entre os dias 22 e 25 de novembro. A inovação tecnológica e a era digital permitem um acesso mais livre à cultura, seja com dispositivos que facilitem experiências sensoriais para pessoas com necessidades especiais ou, simplesmente, pessoas que não estão no espaço do museu.
Por estas razões estamos comprometidos em abordar a questão da acessibilidade digital e das novas tecnologias, focando a forma como os museus as utilizam para serem mais acessíveis.
Ao longo de quatro dias, especialistas estão envolvidos nas conferências e fóruns de discussão internacionais, que também permitem a apresentação de estudos de caso de carácter local. Uma área de comunicação digital será, também, fundamental para que todos os profissionais do setor possam divulgar os seus projetos, apresentando as suas propostas inovadoras.

A reunião será dividida em dois blocos temáticos:
1) Tecnologia assistencial, em que a tecnologia é colocada ao serviço das pessoas com deficiência. Serão privilegiados projectos em que a tecnologia é fundamental para a pessoa deficiência ter pleno acesso à cultura e, especificamente, aos museus. São exemplos, auxiliares de leitura, guias adaptados, bem como outros dispositivos que favorecem a visita e a experiência ao museu.

2) Acesso digital: onde serão apresentados os ambientes web, a digitalização do património, novos trabalhos em realidade virtual, bem como o uso de aplicações móveis para facilitar a experiência do museu.

O encontro será realizado na plataforma Moodle, que permite a coabitação de vários formatos de participação. Permite a participação de especialistas em conferências internacionais. Por outro lado, serão criados espaços de debate. E, finalmente, existirá um espaço para comunicações de profissionais do setor de museus. Ainda haverá um espaço muito importante, a “sala de rede ou galeria de especialistas”, onde todos os participantes podem divulgar a sua experiência.

logos copia

Anuncios
A %d blogueros les gusta esto: