Encuentro Transfronterizo de Profesionales de Museos – Encontro Transfronteiriço de Profissionais de Museus

Museos y Accesibilidad – Museus e Acessibilidades

Perfil dos palestrantes 2012

Javier Albelo

Licenciado em História da Arte pela Universidade de La Laguna (Tenerife) e Máster em Estudos Avançados de Museus e Património Histórico-Artístico pela Universidade Complutense de Madrid.

Ele trabalhou no Departamento de Difusão Museu do Traje. CIPE (Madrid) e foi coordenador do ECHO Grundtvig programa de aprendizagem ao longo da vida para adultos na União Europeia, entre outras atividades.

Membro fundador da Croma Comissários de comunicação Cultural e organização responsável.

 

Francisco Alvarado Cortés

Licenciado em História pela Universidade de Huelva, com Máster de Estudos Avançados em Museus e Histórico-Artístico da Universidade Complutense de Madrid e Máster em Universidade de Arqueologia e Património de Córdoba, Huelva, Málaga e Pablo de Olavide.

No campo dos museus, trabalhou no Museu Nacional de Arqueologia do trem você (2011) Bolsas de Estudo e do Património Nacional, com bolsa de estudos de pós-graduação (2012).

Membro fundador de CROMA Comissários de comunicação  Cultural, com que foi diretor do projeto ARQUEOTÁCTIL 2.0 – Arqueologia através do toque, que aborda questões de acessibilidade  no ambientes de musealizado. ”

 

Ana Gómez Díaz

Arqueóloga da câmara  de Mairena del Alcor (Sevilla). Funções de diretora e gestão da Casa-Museu Bonsor.

Licenciada em Geografia e História. Universidade de Sevilla, especialidade Pré-História e Arqueologia e História da Arte. Master em Arquitetura e do Patrimônio. Universidade de Sevilha. Pós-Graduação em Turismo Cultural. Universidade de Barcelona.

Coordenação da restauração da coleção arqueológica de Jorge Bonsor, gestão científica dos trabalhos arqueológicos “aptidão ambiente paisagem Bonsor Casa-Museu” e organização de actividades e workshops.

Plano Museológico Casa Museu Bonsor, documentação e gestão do projecto do museu, gestão do projecto de reabilitação.

Ensino: Tutora de estudantes com bolsas em Universidade de Sevilha, Universidad Pablo de Olavide e CEA.

 

Pablo Santiago Guisande Santamaría,

Diretor do Museu de Huelva desde julho de 2013.

Licenciado em História da Arte e Máster em Arquitetura e Patrimônio Histórico da Universidade de Sevilha. Período de ensinar doutoramento  em História da Arte na Universidade U.N.E.D. Cursos de formação em patrimônio Histórico.

Participação em publicações que transmitem a Cultura : ‘ Conjuntos Históricos em Andaluzia ‘, ‘ O Renascimento na Andaluzia “ou” Espaços e jardins na Andaluzia “, e artigos de jornal.

Ensino : Cursos sobre Património Histórico de Huelva e Cádiz , definição, conceitos e regime jurídico de protecção e evolução histórica do conceito de patrimônio histórico.

Como oficial do Corpo Superior Facultativo de Conservadores do Patrimônio : Delegação Cultura Cádiz ,Delegação Cultura Huelva , Bens Culturais , responsável Área  de Catalogação do Patrimônio Histórico Andaluz , na província de Huelva. Membro da Comissão Provincial do Património.

 

Clara Mineiro

Trabalha no Departamento de Estudos, Projetos, Obras e Fiscalização (DEPOF) da Direção Geral do Património Cultural (DGPC), onde é responsável por promover a acessibilidade dos monumentos, palácios e museus tutelados.

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Criou em 2003 no Instituto Português de Museus (IPM) o Projeto Museus & Acessibilidade, em parceria com associações que representam pessoas com deficiência.

Concebeu e coordenou em 2010 um projeto-piloto de acessibilidade no Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa.

Dália Paulo

Museóloga e Gestora Cultural. Dirige o Museu Municipal de Loulé e é Chefe de Divisão de Cultura e Património da Câmara Municipal de Loulé, desde dezembro de 2013. Menbro da Direção da Comissão Nacional Portuguesa do ICOM pelo triénio 2014/2017.

Doutoranda em Museologia pela ULHT.Mestre en História da Arte Portuguesa pela Universidade do Algarve.Pós-graduada em Arqueologia Romana e Licenciada em História Variante de Arqueologia pela Universidade de Coimbra.Foi diretora Regional de Cultura do Algarve de 2009-2013. Foi Directora do Museo Municipal de Faro (2002 a 2009) e Diretora da Revista MUSEAL de 2006 a 2009. Foi uma das ideólogas e fundadoras da Rede de Museus do Algarve (2007). Especialista convidada da Universidade do Algarve em diferentes Mestrados.

Filipe Trigo

ESBAL (actual FBAUL) Faculdade de Belas Artes, Lisboa. Actividade projectual no âmbito do Design com incidência na Comunicação visual. Licenciatura em Design de Comunicação. Escola de Artes Decorativas António Arroio. Artista Gráfico. Fundação Ricardo Espírito Santo Silva Decoração e Arquitectura de interiores.

2010/… UITP, União Internacional de Transportes Públicos. Bruxelas. Design and Culture Platform. Associação, área dos transportes. Consultor. Shift, Miraflores. Sócio-Gerente; Director de Design e de produção. 2001/2010  Chefe do Departamento de Design (MCDC) 2010 / … Comunicação com o cliente, Informação na rede, Branding, Colaborar na construção da imagem global, em acções de comunicação institucional, Gestão do contrato de exploração de publicidade, Assegurar a construção, a consolidação e a gestão do programa de normalização de mobiliário e sinalética

Docência: ISMAT, Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, Design de Comunicação; História do Design; Seminário; Laboratório. ULHT– Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Design de Comunicação; Laboratório de Design (Bolonha).

Comisário e Organizador de exposições.

 

logofooter

 


 

 

 

Responder

Por favor, inicia sesión con uno de estos métodos para publicar tu comentario:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: