PROGRAMA
III ETPM: Museus e Acessibilidades. Tema: Dialogando com o publico.
Lugar: Museu de Huelva, Huelva. Días: sexta feira 24 e sábado 25 de outubro de 2014.
*Primeiro dia:
9.30 h. Recepção dos participantes. Entrega de documentação.
09.45 h. Apresentação do Encontro por todos os organizadores: Alexandra Gonçalves. Direção Regional de Cultura do Algarve. Vicente Zarza Vázquez. Delegado Territorial de Educación Cultura y Deporte Junta de Andalucía. Pablo S. Guisande Santamaría. Diretor del Museu de Huelva. Mª Luísa Francisco. Representante de APOM. Elena López Gil. Presidenta de AMMA
10.15 h. Sessão inaugural : Emoção e accesibilidade. Ana Gómez. Casa-Museu Bonsor. Mairena del Alcor. Sevilha.
11.00 h. Pausa / Café.
11.30 h. Apresentação de comunicações.
Muestra Virtual de Contenido Cultural en 3D. FAICO
12.30 h. Visita ao Museu de Huelva: A visita acessível. Francisco Alvarado Cortés. Presidente de CROMA Comisarios Culturales.
14.00 h. Almoço livre.
16.00 h. Mesa redonda: Museu, língua e acessibilidade.
O medo das palavras Clara Mineiro, Departamento de Estudos, Projetos, Obras e Fiscalização, DEPOF. Direção-Geral do Património Cultural, DGPC.
Arte inteligível e claridade expositiva: o trabalho pendente de críticos e artistas. Javier Albelo, CROMA Comisarios Culturales, responsable de comunicación.
Desculpe, como disse?… Dália Paulo. ICOM. Câmara Municipal de Loulé.
Moderadora: Sol Martín, AMMA. Membro del European Cultural Parliament Youth Network.
18.00 h. Pausa / Café.
18.30 h. Conferência de encerramento: A formiga saiu e toda a gente a viu. Filipe Trigo. ULHT (Lisboa) / ISMAT (Portimão).
19.15 h. Sessão de encerramento: Recomendações e conclusões. Pablo S. Guisande Santamaría. Diretor do Museu de Huelva. Representante de APOM. Representante de AMMA.
19.45 h. Copo de cortesia. Museu de Huelva.
*Segundo dia (sujeito a inscrições mínimas):
09.30 h. Apresentação de posters.
10.30 h. Pausa / Café.
10.50 h. Os lugares Colombinos. Pablo S. Guisande Santamaría. Diretor Museu de Huelva.
11.30 h. Visita técnica, Dr. Juan M. Campos Carrasco. Decano de la Facultad de Humanidades y Catedrático de Arqueología. Universidad de Huelva. Alicia de Navascués Fernández-Victorio. Arquiteta e urbanista. Especialista em acessibilidade universal e intervenções no patrimônio.
Visita a elementos de grande importância no conjunto patrimonial dos lugares Colombinos Onubenses: o antigo porto histórico de Palos, de onde saiu Cristóvão Colombo – actualmente em fase de escavação liderada pelo Dr. Juan Campos, Igreja de St. George e Casa Museu Martin Alonso Pinzón.
Esta última visita, com a qual terminará o Encontro, e que contará com a intervenção da arquiteta Alicia de Navascués Fernández-Victorio, apresenta uma série de dificuldades em termos de acessibilidade física, o que nos faz reflectir sobre o tema escolhido para o próximo Encontro, que decorrerá em Castro Marim (Portugal), o 23 e 24 de Outubro de 2015:
Castelos e outros patrimónios: É possível torná-los acessíveis a todos?
13.30 h. Regresso a Huelva
14,00 h. Almoço livre
*O PRESENTE PROGRAMA PODE SOFRER MODIFICAÇÃOS*
Deja una respuesta