Encuentro Transfronterizo de Profesionales de Museos – Encontro Transfronteiriço de Profissionais de Museus

Museos y Accesibilidad – Museus e Acessibilidades

Perfil dos palestrantes

Albert Sierra Reguera

Historiador da Arte, trabalhou durante duas décadas na comunicação do património cultural no Departamento de Cultura da Generalitat de Catalunya. Dirigiu ou coordenou diversos projetos museográficos e digitais: Musealizações do patrimônio arquitetônico: igrejas românicas de Vall de Boí (Patrimônio Mundial), Catedral de La Seu d’Urgell. Webs: http://patrimoni.gencat.cat, http://www.fotografiacatalunya.cat, Realidade virtual: Ullastret3D. Mapeamentos: # Taüll1123. Ministrou aulas e conferências em diferentes universidades (UB, UDL, UPF, URV, UIC, etc.) e publicou em revistas especializadas artigos sobre o uso de tecnologias na divulgação do patrimônio.

Ana Álvarez Lacambra
Web Manager do Museu Nacional Thyssen-Bornemisza em Madri desde 2011.
Licenciatura em Geografia e História -UCM, com pós-graduação em Museologia, Museologia em Leicester e design de programas, ambientes e materiais com apoio das TIC de -UOC.
Especializando-se em conteúdos digitais dentro do campo de museus, sua carreira abrange outras áreas do património cultural, educacional ou Red.es, do Ministério da Indústria e consultoria. Iniciou sua carreira profissional em 1992 no Museu Thyssen-Bornemisza, no balcão de informações, coincidindo com sua inauguração.

André Coelho

Gerente geral do Realizasom, empresa que tem mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de projetos nasáreas da Cultura e Turismo, com forte integração de vertente multimédia e tecnológica.
Licenciado em Organização e Gestão de Empresas no ISCTE, e pós-graduado em Gestão Cultural das Cidades no INDEG/ISCTE. Foi membro fundador da Acesso Cultura. Integra os órgãos sociais da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa. Na empresa Realizasom, tem sido gestor de vários projetos com componentes específicas de acessibilidades, dos quais se destacariam o Museu Nacional do Azulejo (projeto-piloto do Ministério da Cultura – Instituto Português dos Museus, em 2010), o Museu Comunidade Concelhia da Batalha (Prémio Kenneth Hudson Fórum Europeu dos Museus, em 2013) e o Parque Biológico da Lousã (Prémio Acessibilidade Integrada Acesso Cultura, em 2016).

Eva Llamazares
Área de acessibilidade e inclusão, Direção Nacional de Museu da Secretaria de Governo da Cultura na Argentina.
Professor de Gravura e Escultura, atualmente cursando o Mestrado em Psicologia Cognitiva e Aprendizagem, Flacso – UAM. De 2001 a 2011 educador e consultor educacional do Departamento de Educação e Ação Cultural Malba, assistente 2013 professor na MACBA de 2014 responsável pela gestão educacional Cárcova Museu, UNA. Ele é um membro fundador da Remcaa.
Como educadora, acredita que os museus são espaços públicos que todas as pessoas têm acesso.

Felicitas Sisinni
Educadora do Museu Nacional Thyssen-Bornemisza, coordena o grupo de pesquisa do projeto ARCHES.
Diploma de jornalismo – UCM e -UAM História da Arte, Mestrado em Educação em museus do Instituto de Educação da Universidade de Londres (UCL).
Trabalhou como educadora e gestora cultural em diferentes instituições na Itália, Grécia e Guiné Equatorial. Procura criar experiências que promovam a diversidade e a participação em contextos culturais.

Jara Díaz Alberola
Responsável pelo Projeto Europeu ARCHES (Recursos Acessíveis para os Sistemas Ecológicos do Patrimônio Cultural) no Museu Lázaro Galdiano. Está enquadrado no Programa Horizonte 2020 da União Europeia.
Licenciada em História da Arte, especializou-se em museus, educação e gestão cultural. Atualmente trabalhando em acessibilidade e inclusão em museus.

Jasper Visser
Consultor internacional e inovador social e cultural, é o principal parceiro da consultoria VISSCH + STAM. Professor Associado na Academia Reinwardt
Projetou programas e projetos educacionais para organizações como o Banco Mundial e a União Européia, ONGs e iniciativas sociais. Desenvolve estratégias e projectos de participação pública para uma ampla gama de clientes: Cartões de Cultura, o Quadro Engajamento Digital é blogger no The Museum of the Future.

María Margarita León Merchán
coordena programa de acessibilidade do Museu Nacional da Colômbia, concepção educommunicative e implementação de estratégias destinadas a população vulnerável, os idosos, infância e população com deficiência.
Designer Industrial pela Universidade Jorge Tadeo Lozano. Sete anos de experiência no campo da educação em museus, desenho de materiais de ensino multissensoriais e gestão de projetos educacionais.

Pedro Pereira
Responsável pelas áreas de criatividade e gestão de byAR Aumentar sua Realidade
Com a convicção de que a Realidade Aumentada (AR) faz parte do nosso presente e futuro, em 2015, fundamos a byAR Aumentar Sua Realidade, uma empresa que projeta e desenvolve experiências digitais baseadas em tecnologias RA em ambientes patrimoniais.
Nos últimos anos especializou-se no conhecimento de novas tecnologias, tendências e no mercado de AR, bem como no desenvolvimento de novos conceitos de interação para museus, espaços turísticos e culturais, lojas e outros tipos de espaços.

 

Anuncios
A %d blogueros les gusta esto: