Encuentro Transfronterizo de Profesionales de Museos – Encontro Transfronteiriço de Profissionais de Museus

Museos y Accesibilidad – Museus e Acessibilidades

Perfil dos palestrantes

Maria José Coimbra da Silveira e Lorena.
Especialização em Tecnologias de Apoio para a mobilidade, Telford College e Centro de Westerly School, Edimburgo. Pós Graduação em Design para a Diversidade, Instituto Superior Técnico e Centro Português de Design. Formadora certificada, Instituto de Emprego e Formação Profissional. Certificada para o exercício de formação contínua na área de Educação Especial. Coordenação do Programa de Terapia Funcional da Fundação LIGA e do Programa Vida Autónoma da Fundação LIGA. Colaboração em protocolos e desenvolvimento de projectos na área da acessibilidade da Fundação LIGA, com a Câmara Municipal de Lisboa, com o Centro Português de Design e com a Empresa Privada de Urbanização de Lisboa. Colaboração na realização de manuales para a acessibilidade. Docente convidada Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa.

Mariela Fernández-Bermejo, Arquitecta.
Arquitecta mentora en urbanismo, movilidad, smart city y accesibilidad. Master en Urbanismo y Ordenación del Territorio (UGR), Master en Urbanismo, Planeamiento y Gestión Urbanística (COAGR), Master Universitario en Accesibilidad Universal (UJA) y Experta Universitaria en Accesibilidad y Entorno Físico (UGR). Doctorando en la actualidad en accesibilidad y patrimonio.

Ana Garcia, Mestre em Acessibilidade Universal e Desenho para Todos, é licenciada em Organização e Gestão de Empresas.
Presidente da Accessible Portugal, Associação dedicada à promoção do Turismo Acessível e Inclusivo em Portugal. Desde 2007 desenvolve a marca Accessible Portugal, em diferentes vertentes da cadeia de valor do Turismo, especialmente dedicadas ao público com necessidades especiais. Enquanto consultora e formadora tem vindo a impulsionar a acessibilidade, qualificando a oferta turística acessível. É membro da Direção da ENAT (European Network for Accessible Tourism).

João Herdade, Arquiteto da DGPC.
Chefe de Divisão de Projetos e Obras no IPM, coordena as remodelações dos Museus Nacionais de Soares dos Reis, Etnologia, Aveiro, Machado de Castro, Évora, José Malhoa, Grão Vasco, Azulejo, Arte Popular, Alberto Sampaio, D. Diogo de Sousa, Abade Baçal, e as obras de instalação e abertura do Novo Museu dos Coches. Membro do Grupo de Acessibilidade, elabora o diagnóstico de acessibilidade de Museus Palácios e monumentos da DGPC. Integra o Departamento de Museus Conservação e Credenciação, onde elabora pareceres sobre museus, acessibilidade e projetos de exposições. Conferencista em Portugal, Espanha, Malta e Colômbia. Professor convidado no IST, FAUTL, FLUP, FCSU da U. Nova de Lisboa, Fundação Ricardo Espírito Santo, Culturgest, Universidade Católica do Porto e Fundação Calouste Gulbenkian.

Youssef Khiarَa. Direction du Patrimoine culturel, Ministère de la Culture.
Especializado en arqueología medieval. Ha sido conservador principal de Monumentos históricos de Marruecos.
Coordinador nacional de la Convención de la UNESCO, en 1970, relativa al tráfico ilegal de bienes culturales. Ha participado y dirigido importantes trabajos sobre patrimonio incidiendo en su gestión y legislación.

Teresa Mourão. Diretora do Departamento de Museus, Conservação e Credenciação da DGPC.
Licenciada em História, Mestre em Museologia e Património Cultural. Pós-Graduada em Gestão e Empreendedorismo Cultural e Criativo, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE/BUSINESS SCHOOL) – Instituto Universitário de Lisboa. Desde 2016, Diretora do Departamento de Museus, Conservação e Credenciação da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), é responsável pela coordenação da instrução dos procedimentos de candidatura à credenciação de museus e sua integração na Rede Portuguesa de Museus. Tem participado em encontros, projetos e grupos de trabalho internacionais, membro do Comité Assessor do Observatório Ibero-Americano de Museus em representação de Portugal, Gestora Nacional do Registo de Museus Ibero-Americanos e integra a Comissão de Avaliação da Convocatória Conversaciones do Ibermuseus.

Dalia Paulo. Museóloga e Gestora Cultural.
Comissária do Programa “365 Algarve”, integra o gabinete do Secretário de Estado da Cultura. Dirigiu o Museu Municipal de Loulé, Diretora de Departamento de Desenvolvimento Humano e Coesão e Chefe de Divisão de Cultura e Património da Câmara Municipal de Loulé (2014 / 16). Presidente da Direção da Acesso Cultura 2016/2018. Vice-Presidente da Direção da Comissão Nacional Portuguesa do ICOM 2017/20. Mestre em História da Arte Portuguesa. Pós-graduada em Arqueologia Romana e Licenciada em História. Diretora Regional de Cultura do Algarve de 2009 / 13 e Diretora do Museu Municipal de Faro 2002 / 09. Diretora da Revista MUSEAL 2006 / 09. Uma das ideólogas e fundadoras da Rede de Museus do Algarve 2007. Especialista convidada da Universidade do Algarve.

Antonio Tejada. Presidente de La Ciudad Accesible.
Maestro que educa en equidad. Periodista que denuncia injusticia social y visibiliza minorías. Investigador que demuestra otra realidad posible”. Presidente de La Ciudad Accesible y Embajador de la ‘Cátedra Fundación Konecta-URJC para el fomento del emprendimiento de las personas con discapacidad’. Profesor Investigador de la Universidad Rey Juan Carlos.

Paula Teles. Licenciada em Engenheira Civil com a especialidade de Planeamento do Território (FEUP).
Técnica superior da Câmara Municipal de Matosinhos (1994-2004) com funções da Divisão de Transito e Mobilidade. Integrou o projeto Europeu PROACESS integrando a equipa da AMP no projeto Europeu. Mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano (FEUP/FAUP) com a tese “Os territórios (sociais) da mobilidade”. Fundadora e CEO da mpt® (2004) – empresa de planeamento urbano e gestão urbanística. Consultora Autárquica nas áreas dos Transportes, Mobilidade Urbana, Desenho Urbano e acessibilidades e mobilidade para todos. Coordenadora Geral de planos de Mobilidade e transportes e projetos de desenho urbano. Professora Universitária em Universidades Portuguesas e Europeias. Presidente e Fundadora do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM). Presidente da CT 177, Comissão Técnica de acessibilidade e design universal, em sede do IPQ. Palestrante e Congressista convidada em eventos nacionais e internacionais na área da Mobilidade Urbana. Autora e co-autora de um vasto conjunto de publicações em matéria de Acessibilidade e Mobilidade.

Marcela Vega Higuera. Calícatres, consultoría de accesibilidad y diseño para todos.
Arquitecta, Máster en Diseño y Gestión de Exposiciones y Postgrado de Accesibilidad Universal y Diseño para Tod@s. Ha trabajado en entidades reconocidas en el sector de la accesibilidad y social y empresas de museografía y arquitectura. DEA por la Universidad Pública de Navarra, en el Doctorado de Dirección de Proyectos. Fundadora de Calícrates.

Adrián Yuste. CEIS, centro de ensayos, innovación y servicios.
Amplia experiencia en la gestión de la accesibilidad universal en museos y centros culturales a través de CEIS empresa líder del mercado en la asistencia técnica para la implantación de Sistemas de Gestión de la Accesibilidad Universal (UNE 170001). Colabora, además, con ASEPAU, Asociación Española de Profesionales de Accesibilidad Universal.

INSCRIÇÃO: clique aqui

Para mais informações : info@asoc-amma.org

Anuncios
A %d blogueros les gusta esto: